terça-feira, 14 de junho de 2011

70 Anos do Tremendão - por Rogério Moreira

No dia 05 de Junho, Erasmo Carlos completou 70 anos de vida.....
Um artista genial.. Mas, talvez, seja pouco reconhecido como um dos grandes roqueiros de nossa música... Aliás, ele é o primeiro grande roqueiro do Brasil!!!


Se, na Jovem Guarda, Roberto Carlos tinha um perfil mais voltado para o estilo "Beatles", Erasmo Carlos era a versão "Rolling Stones", no antigo programa da TV Record.

Erasmo Esteves adotou o sobrenome artístico de Carlos, para homenagear seus amigos Roberto Carlos e Carlos Imperial.... Cresceu no bairro carioca da Tijuca, onde conheceu na infância o grande Tim Maia.

Na adolescência e juventude ficou fascinado pelo novo ritmo que surgia nos Estados Unidos, o Rock n’ Roll, após assistir ao filme "Sementes da Violência", no qual aparecia a música "Rock around the clock", com Bill Haley & His Comets.

Depois começou a acompanhar e colecionar tudo a respeito de Elvis Presley. E foi por causa de Elvis que ele conheceu seu grande amigo Roberto Carlos.
Por intermédio de um amigo em comum, Roberto procurou Erasmo para que este lhe ensinasse a letra de "Hound dog". A partir daí, surgiria a dupla de compositores mais bem sucedida do Brasil.


Para quem quiser saber mais sobre a vida e a carreira do Tremendão, a editora Objetiva lançou em 2009 a biografia dele chamada "Minha Fama de Mau". 


Erasmo Carlos compôs alguns dos primeiros "hinos" do rock nacional...
Aqui estão alguns deles:

"Festa de Arromba":

"Você me acende":

"Vem quente que eu estou fervendo"... Vídeo espetacular de Erasmo em um programa da TV Record nos anos 60!!!!

"Minha fama de mau" (em um especial com "Os Trapalhões" Dedé Santana, Zacarias e Mussum)

"Sentado a Beira do Caminho" (música que ele compôs quando o programa "Jovem Guarda" acabou e como, segundo ele mesmo diz, ficou meio perdido quanto a sua carreira...)

E mesmo roqueiro, também gravou um grande samba-rock: "Coqueiro verde"

E até um samba: "Cachaça mecânica":... Muito boa essa música!!!


Nota da Redação:.. É com grande prazer que eu recebi este texto do meu amigo e um dos melhores profissionais de rádio de São Paulo: Rogério Moreira, programador músical com passagem nas principais rádios adultas, e que há mais de 7 anos faz parte da equipe da Rádio Metropolitana FM.
Com a grande experiência e conhecimento musical dele, este texto abrilhanta o blog “Papo do Som”!!!

3 comentários:

  1. Muito bom Rogério! Parabéns pelo artigo!!! Abraços. Paco

    ResponderExcluir
  2. Alexandre T. Sztyber18 de junho de 2011 às 20:07

    Legal, Rogério! É bom resgatar esta parcela da nossa música geralmente esquecida ou até mesmo renegada como passado e mostrar como éramos felizes e talvez não percebíamos.
    Em países cuja história não perece, compositores como ele, entre tantos outros, seriam relembrados sempre como os grandes nomes da música internacional que nunca esquecemos e sua presença nas rádios seria um dever e não apenas uma curiosidade.
    Resgate mais este pessoal da nossa boa fase musical. Tem muita gente boa que não merece o esquecimento...
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Rogério é um grande amigo, há mais de 20 anos que nos conhecemos e neste tempo todo aprendi a respeita-lo como amigo e profissional do ramo da musica. Parabens Roger, texto mauito bom, continue editando...
    Abraços

    Marcelão

    ResponderExcluir