terça-feira, 21 de junho de 2011

La Bella Itália – por Daniel Vito e Rogério Moreira

Eu e o meu amigo Rogério Moreira somos grandes admiradores da música italiana. Consideramos a mais bela do mundo, por trazer lindas letras e melodias espetaculares. 


Dessa forma, decidimos escrever este texto em conjunto e homenagear essas canções e artistas.

Durante os anos 60 até o início dos anos 70 a música italiana estava sempre presente entre os maiores sucessos nas rádios do Brasil.
Neste período, o Festival de San Remo tinha grande prestígio, tanto que, em 1968, quando Roberto Carlos venceu este festival interpretando "Canzone per te", de Sergio Endrigo, foi recebido por uma grande multidão em seu retorno ao Brasil, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

A música italiana teve grandes nomes como o próprio Sergio Endrigo, com a bela música "Io che amo solo te" (que fez enorme sucesso em trilhas de novelas da Rede Globo). Homenagem a este grande artista, que faleceu em 2005.

Um dos maiores cantores da história da Itália é Gianni Morandi... destaque para a maravilhosa “Non son Degno di Te”, de 1964.

Outra canção de Gianni Morandi  que não poderíamos esquecer: "Che era un ragazzo che come me amava I Beatles e I Rolling Stones", de 1966 (Grande sucesso nos anos 60 com o grupo "Os Incríveis", e que voltou a fazer sucesso nos anos 80 com os "Engenheiros do Hawaii"):

No Brasil, Peppino de Capri fez muito sucesso com a inesquecível “Champagne”, de 1973.


Além de vários cantores de muito sucesso nos anos 60 como: Domenico Modugno, Rita Pavone, Bobby Solo, entre outros...


Da segunda metade dos anos 70 até meados da década de 90, a música italiana ficou afastada da mídia brasileira.
Foi quando apareceram nomes como Laura Pausini, Eros Ramazzotti, Andrea Bocelli, Gianlucca Grignani e Amedeo Minghi pondo a música daquele país novamente em destaque aqui... Uma das principais canções foi de Eros Ramazotti – "Cose della Vitta", do ano de 1993... 

Tanto que, nesta década de 90, alguns cantores brasileiros como Renato Russo e Zizi Possi gravaram cds inteiramente em italiano.
Separamos algumas canções da 'nova geração" italiana dentre tantas belíssimas (todas com tradução):

Gianluca Grignani - "La mia storia tra le dita", música do ano de 1994.... Muito boa!!!

Laura Pausini - "Tra Te e il Mare", lançada em 2000... (bela canção tocada num cartão postal perfeito: Paris, em frente a Torre Eiffel !!!!). 
Laura Pausini é considerada a cantora italiana mais popular dos dias atuais.

Eros Ramazotti – "Un’atra Te".... de 1993, do álbum chamado Tutte Storie.... (linda tradução!)...

Espero que tenham gostado...
Abraços!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário