segunda-feira, 27 de junho de 2011

O lado popular de Raul Seixas - por Rogério Moreira

Se estivesse vivo, neste dia 28 de junho, Raul Seixas completaria 66 anos.


Nesta data, assim como no aniversário de sua morte, dia 21 de agosto, serão lembrados seus grandes sucessos como "Maluco beleza", Metamorfose ambulante", "Sociedade alternativa", "Ouro de tolo", entre outros, além de várias matérias sobre sua vida e obra...
Mas neste texto, eu quero focar o lado de produtor/compositor de Raul Seixas, ou melhor, Raulzito, na gravadora CBS, atual Sony/BMG.

Em 1967, Raul Seixas veio da Bahia para o Rio de Janeiro por intermédio de Jerry Adriani. Gravou um disco pela EMI-Odeon com seu grupo chamado Raulzito e os Panteras. O disco foi um fracasso de público e crítica, embora, anos mais tarde, uma música deste LP foi regravada pelo grupo Ira!... A faixa era "Você ainda pode sonhar", versão de "Lucy in the sky with diamonds", dos Beatles.

O grupo ainda acompanharia alguns nomes da Jovem Guarda, mas mesmo assim, desiludido com a carreira, Raul Seixas retornaria para Salvador.
Novamente, entra em ação Jerry Adriani. Este convenceu o então presidente da CBS, Evandro Ribeiro, a contratá-lo como produtor e foi buscá-lo na Bahia. De cara, Jerry Adriani convocou Raulzito para gravar suas músicas. A música "Doce, doce amor", um dos grandes sucessos de Jerry Adriani, é de autoria de Raul Seixas:

Outro grande amigo de Raulzito nesta época foi Leno, da dupla Leno & Lilian. A música "Objeto Voador", gravado pela dupla, era a primeira versão de "S.O.S.", que Raul Seixas gravaria em 1974 para o álbum "Gita".

Na carreira solo Leno gravou a música "Quanto eu te adoro (Sha la la)":

Um grande sucesso composto por Raul Seixas nesta época foi "Ainda Queima a Esperança", gravada pela cantora Diana:

Odair José também gravou Raulzito...: "Tudo Acabado"

Mais um sucesso popular, José Roberto e a música "Lágrimas no olhos":

Renato & Seus Blue Caps gravou a música "Obrigado pela Atenção":

No final de 1971, Raul Seixas aproveitou a ausência do presidente da gravadora para gravar um disco com Sérgio Sampaio, Miriam Batucada e Edy Star, intitulado "Sessão das 10 - Sociedade da Grã-Ordem Cavernista"... Depois do disco, Raul levou uma bronca dos diretores da gravadora, dizendo que o lugar dele era de produtor e, quando muito, de compositor e músico, mas jamais de cantor.

Em 72, ele compõe "Let me sing, let me sing" e se inscreve no último Festival Internacional da Canção, o que o leva a assinar com a Philips, atual Universal Music.
Daí em diante, todos conhecemos a história de sucesso do "Maluco Beleza"...

Mesmo em sua carreira de cantor, Raul Seixas ainda gravaria canções com perfil bem popular como... "Sessão das 10"

e "Tu és o MDC da minha vida"

Quero agradecer ao site www.jovemguarda.com.br, pois lá eu consegui algumas informações num artigo escrito por Marcelo Fróes.

Abraços 
Rogério da Hora Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário