sexta-feira, 15 de julho de 2011

A Curta Carreira de Ian Curtis, do Joy Division – por Rogério Moreira

Se estivesse vivo, neste dia 15 de julho, Ian Curtis, o vocalista do Joy Division, completaria 55 anos.

Ian nasceu em Manchester, na Inglaterra, em 1956. Aos 20 anos, após assistir a uma apresentação dos Sex Pistols, resolveu que queria estar no palco e não no meio do público. Junto com Bernard Summer, Peter Hook e Stephen Morris formaram o Joy Division, em 1976.

Ian Curtis sofria de epilepsia e por causa disso desenvolveu um estilo de dançar que deixava em dúvida o público que assistia aos shows do Joy, se ele estava dançando ou tendo um ataque epiléptico.  (Anos depois, quem copiou um pouco o estilo dele de dançar foi Renato Russo).

Ele também era uma pessoa depressiva e as músicas do Joy Division refletiam isso. Temas como dor emocional, morte, violência e alienação, entre outros eram recorrentes nas canções do grupo.
O primeiro single do Joy Division foi “Transmission”, de 1979.
Ian Curtis se suicidou no dia 18 de maio de 1980, aos 23 anos, após assistir ao filme "Stroszek", de Werner Herzog , se enforcando em sua cozinha.
Meses antes de sua morte, ele já havia tentado se matar tendo uma overdose ao tomar vários medicamentos para controle da epilepsia. Na lápide de Ian Curtis, há a inscrição "Love will tears us apart" (O amor vai nos separar), título da música mais conhecida da banda.
Após a morte de Ian Curtis, os membros remanescentes criaram o New Order, mas com um estilo musical totalmente diferente do Joy...
Em 2007, foi lançado o filme "Control", inspirado no livro de Deborah Curtis, ex-esposa de Ian Curtis, e que conta a história do ex-líder e vocalista do Joy Division.
Como curiosidade, o nome Joy Division foi insipirado pelo livro "House of Dolls", Segundo o livro, Joy Division (Divisão de Alegria) era o nome da área onde as mulheres judias eram mantidas prisioneiras e "oferecidas" sexualmente aos oficiais nazistas..

Confira mais dois vídeos clássicos de Ian Curtis no Joy Division....
"Disorder", do álbum "Unknown Pleasures", de 1979.

"Atmosphere", música lançada em 1980.


Texto de Rogério da Hora Moreira

2 comentários:

  1. Rogério, parabéns pelo texto!!!... Mesmo com pouco tempo de existência, Joy Division, tem músicas espetaculares... lembro de quando ia em baladas como Matrix e Fun House e tocava essas músicas!!!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir