quarta-feira, 27 de julho de 2011

Festival Black na Cena

Nos dias 22 e 23 de julho eu fui na Arena Anhembi para conferir a primeira edição do Festival Black na Cena, na qual estiveram presentes alguns dos principais nomes da cultura negra na música e nas artes.


Alguns dos shows que vi: Baile do Simonal, Sandra de Sá, Seu Jorge, Pato Banton, Banda Black Rio e convidados, Jorge Ben Jor e George Clinton, ícone da música negra e do estilo Funk, criador da banda Parliament Funkadelic. 
.

Achei a idéia do evento muito boa... Trazer vários artistas da cena Black nacional e internacional para um evento de grande porte na excelente estrutura montada na Arena Anhembi.
Talvez a garoa que caiu no primeiro dia (sexta) e o preço um pouco salgado, R$ 140 reais por dia de evento, fizeram que o público não fosse tão grande: 7 mil pessoas. No sábado, 8 mil pessoas estiveram presentes.
George Clinton

Mas falando sobre os shows, o cantor Seu Jorge apostou em hits como "Burguesinha", "Mina do Condomínio" e "Carolina". Apesar de ter lançado recentemente um CD chamado “Músicas para Churrasco, Vol. 1”, nenhuma faixa do novo disco foi tocada. Ele alegou que não houve tempo de ensaiar com os músicos o novo repertório e que as novas canções só serão incluídas no setlist após o dia 11 de agosto.


O Baile do Simonal mais uma vez não decepcionou. Max de Castro e Wilson Simoninha colocaram o público para dançar com os sucessos do pai, o grande Wilson Simonal, como "Zazueira", "Sá Marina", "Carango", "Meu Limão meu Limoeiro" e outras.


Mas para mim, o destaque da primeira noite foi Sandra de Sá... com mais de 30 anos de carreira, ela botou pra quebrar. Principalmente na música “Olhos Coloridos”, que foi cantada duas vezes, no meio e no fim do show (a última música). Eu curto muito essa música até porque fala da mistura de raças que é o povo brasileiro: “A verdade é que você (Todo brasileiro tem!) tem sangue crioulo... tem cabelo duro... Sarará crioulo!!!”..


No segundo dia de evento, Pato Banton recordou alguns dos clássicos do reggae, como "Jamming," de Bob Marley.


Outro destaque ficou para a excelente apresentação de Jorge Ben Jor.... Como sempre, não deixou ninguém parado com o repertório cheio de clássicos, como “A Banda do Zé Pretinho”, “País Tropical”, “Bebete Vãobora” “Os Alquimistas Estão Chegando”, “Taj Mahal”, “Fio Maravilha” e outras.
Infelizmente, não consegui nenhum vídeo do show dele no Anhembi, mas fica o registro.

Gostei muito do Festival Black na Cena... e espero que o evento consiga ter outras edições, mostrando a bela e rica cultura negra.

Confira alguns vídeos que separei dos shows 
Thaíde e Public Enemy:

Public Enemy - "Fight the Power"


Pato Banton - "Legalize It" 

Naughty by Nature - "Uptown Anthem"

Texto de Daniel Vito

Nenhum comentário:

Postar um comentário