segunda-feira, 25 de julho de 2011

Minha visão sobre Amy Winehouse

Após a morte de Amy Winehouse, no dia 23 de julho, muitas pessoas me perguntaram se faria alguma homenagem ou um texto para ela. E também queriam saber a minha opinião sobre o fato.


Claro que farei uma homenagem, principalmente pelo fato de ser uma artista que infelizmente morreu tão cedo, vítima das drogas.

Que me desculpem os fãs mais fervorosos de Amy Winehouse, mas não serei hipócrita neste momento. Só que eu não sou fã da obra de Amy. Conheço algumas músicas dela, porém tem apenas uma que eu realmente gosto: "Rehab".

Podem me detonar, até porque não sou o dono da verdade, mas as músicas dela não me arrancavam suspiros. E não será pelo fato da morte dela que vai virar um mito (pelo menos, para mim). Até porque a morte já era muito previsível, devido ao estilo de vida desregrado que levava. 
Não posso negar que ela tinha uma voz muito boa... um grande talento que ela mesmo fez questão de destruir.


E outro fator... como Amy morreu aos 27 anos, vieram as lembranças das mortes de outros nomes da música na mesma idade, como Jim Morrison, Janis Joplin, Brian Jones, Jimi Hendrix e Kurt Cobain
Mas tem gente que já quer colocar Amy no mesmo patamar deles... ai, eu acho um grande exagero e até muito sensacionalismo, coisa que a mídia adora fazer para ganhar audiência.

Vou falar a minha opinião: Amy Winehouse tinha uma boa voz, tinha estilo, era polêmica e ponto final. Não dá para comparar a obra dela com nenhum dos citados anteriormente. Até porque a música mundial atual está nivelada por baixo. É só você ouvir o que rola nas rádios e nas emissoras de TV que exibem clipes... há uma grande pobreza sonora.
Não estou querendo dizer que a obra de Amy Winehouse é ruim; pelo contrário. Ela foi acima da média para os dias de hoje. Só que diante dos grandes nomes do passado, ela fica bem para trás.


Amy Winehouse já entrou para a história da música. Mais uma no “clube” dos que morreram tragicamente aos 27 anos.

Assim, o Papo do Som separou alguns dos grandes sucessos de Amy Winehouse, um talento do século 21.
Ela lançou apenas dois álbuns de estúdio: o primeiro, Frank, de 2003 que foi muito bem recebido, pelo público e pela critica.... O segundo, de 2006, Back to Black, deu a ela seis indicações ao Grammy, das quais venceu cinco.

A música título do álbum "Back to Black", fez grande sucesso.

Outra faixa desse CD, "Addicted"....

Canção "Know You Now", do álbum Frank....

Para encerrar o especial Amy Winehouse, a canção "You Know I'm No Good", do álbum Back to Black, com tradução.


Texto de Daniel Vito

2 comentários:

  1. Olá, Daniel
    Parabéns pelo texto e pela postura.
    Hoje, após a morte dela é fácil ficar endeusando e são raros que assumem uma postura crítica.
    Me lembro de um crítico que escrevia para o jornal "Diário do Grande ABC", em meados dos anos 90 (infelizmente não me lembro do nome dele)...Este tal crítico descia o pau no Renato Russo e na Legião Urbana...Curiosamente, na edição do dia seguinte da morte do Renato Russo, ele escreveu um texto endeusando o mesmo...
    Isto é hipocrisia.
    Você não curtia o som dela e não é porque ela morreu que ficará falndo maravilhas da mesma, como se fosse a melhor cantora de todos os tempos.
    Eu até gostava de algumas músicas dela. Mas creio que uma opinião melhor formada sobre ela, será possível depois de passar pelo teste do tempo...O tempo dirá se ela foi tudo isso ou apenas opiniões ditas no choque de sua morte.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Quem sou eu pra dimensionar o tamanho que a obra de um artista deve ter pra merecer aplausos? Foi intenso, foi autentico, foi único! Sou fã, muito, desde sempre e sempre serei! Mais que vítima de um estilo de vida desregrado, foi vítima de um coração partido que cola nenhuma deu jeito...Te amo Amy!! RIP, quebrou tudo!!

    Alexandra Gomes

    ResponderExcluir