quarta-feira, 13 de julho de 2011

Viva o Rock n’ Roll – por Alexandre Gomes


Dia 13 de julho é o Dia Mundial do Rock and Roll.
Muito mais do que comemorar um estilo musical, comemora-se um estilo de vida.
Tenho 14 anos de rádio e tive o prazer de trabalhar em diversas emissoras de diversos estilos (sertanejo, romântico, pop etc.). Mas, comandar um horário em uma das maiores emissoras de radio de São Paulo e a única radio verdadeiramente rock ´n roll é um orgulho imenso.


E você sabe porque que esse dia foi escolhido como o Dia Mundial do Rock?
A data tem relevância e não foi criada por motivos comerciais, como a maioria das datas comemorativas, mas sim por questões humanitárias.

Em 13 de julho de 1985 Bob Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats, organizou o show de rock mundialmente conhecido, o Live Aid, que teve a participação de artistas lendários do pop e do rock, como Led Zeppelin, Black Sabbath, Eric Clapton, Phil Collins, U2, Paul McCartney e outros. 
Cartaz do evento Live Aid, de 1985

A idéia era reunir todos por uma causa comum: arrecadar fundos para combater a fome e a pobreza no continente africano, especialmente motivado pelo drama vivido pela Etiópia.

Claro que o idealizador não teve a intenção de erradicar a fome e a miséria da África, mas sim chamar a atenção do mundo para as necessidades do continente e conseguir com a arrecadação apenas minimizar os efeitos já tão cruéis da fome e da miséria.
Foram realizados dois shows, um no lendário Wembley Stadium de Londres, na Inglaterra e o outro no JFK Stadium na Filadélfia, nos EUA.
Uma das apresentações do Live Aid da Filadélfia foi do Black Sabbath com Ozzy Osbourne, cantando a música "Paranoid"

Só para ter uma noção da importância desse evento, em apenas 16 horas de show, foi possível arrecadar US$ 100 milhões de dólares. Cada centavo foi destinado ao povo faminto da África. Desde então comemora-se no dia 13 de julho o Dia Internacional do Rock and Roll. 


No Brasil teremos diversos eventos comemorativos e um deles é o aniversário de 10 anos da rádio Kiss Fm (102,1 SP). 
Para quem esta fora da capital paulista, acesse www.kissfm.com.br e ouça a rádio via web.
Abraço a todos e juízo Nação Roqueira!!!


Para comemorar o Dia do Rock, o Papo do Som separou 13 super sons para você viajar neste ritmo maravilhoso, que é o sangue correndo nas veias!!!!

Kiss - "Rock and roll all nite" - Do álbum "Dressed to Kill", de 1975.

Beatles - "Rock & roll music" - Música de 1964, do disco "Beatles for Sale", composta por Chuck Berry.

Joan Jett & Blackhearts - "I love rock n roll" - Sucesso do ano de 1982... Mas a versão original é de 1975 da banda The Arrows.

Raul Seixas - "Rock do Diabo" - Não poderia faltar nessa festa o Pai do Rock nacional, o Raulzito!!! Canção do álbum "Novo Aeon", de 1975.

Led Zeppelin - "Rock n roll" - Do disco "Led Zeppelin IV", de 1971.

Casa das Máquinas - "Casa do rock" - Essa música deu nome ao terceiro e último álbum da banda Casa das Máquinas, em 1976.

Rainbow - "Long live rock and roll" - A canção também dá o título ao álbum de 1978... É um dos grandes sucessos da banda!

Rolling Stones - "It's only rock 'n' roll" - Sucesso de 1974.

Elvis Presley - "Jailhouse rock" - É claro que o Rei do Rock é presença obrigatória nesta data, com essa música de 1957. Jailhouse rock é a trilha sonora do terceiro filme de Elvis Presley.

Rita Lee - "Esse tal de Roque Enrow" - Música de 1975, do álbum "Fruto Proibido", considerado uma obra prima do rock nacional.

Ramones - "Rock & roll high school" - De 1978, do disco chamado "Road to Ruin". A música virou tema de um filme de 1979, com participação dos Ramones!.

Twisted Sister - "I wanna rock" - Canção de sucesso do álbum "Stay Hungry", de 1984.

Os Mutantes - "Posso perder minha mulher, minha mãe, desde que eu tenha o rock and roll" - Primeira faixa do álbum "Mutantes e Seus Cometas no País do Baurets", de 1972.



Texto de Alexandre Gomes  
Jornalista e Locutor da Radio Kiss FM (102,1) de São Paulo.

4 comentários:

  1. essa do raul eu nao conhecia bem loca interessante gostei

    ResponderExcluir
  2. essa do raul eu nao conhecia bem loca interessante goste danielly matos de sousa

    ResponderExcluir