segunda-feira, 25 de julho de 2011

“Você se Lembra?” - Hermes Aquino

O blog Papo do Som inicia um novo quadro: “Você se Lembra?”, que contará, a cada semana, a história de artistas que fizeram sucesso de forma repentina, com uma canção, um disco, ou por um curto período, e depois sumiram.... Quem nunca comprou um disco ou CD de algum cantor por causa de uma música apenas?
Com certeza, vou resgatar muita música boa, do fundo do baú e histórias surpreendentes.

Para começar, vou falar sobre uma das melhores canções da MPB, um clássico de 1976. “Nuvem Passageira”, do cantor gaúcho Hermes AquinoA música foi trilha da novela Casarão, da TV Globo.


"Nuvem Passageira" fez tanto sucesso que muitos costumam pensar que a carreira de Hermes Aquino resume-se somente a ela. Ele tem outros sucessos, embora de menor porte, como "Longas Conversas", "Desencontro de Primavera", e "Santa Maria".
O cantor Tom Zé chegou a afirmar numa entrevista, em 2010, que gostaria de ter sido o compositor de "Nuvem Passageira".

Mas a carreira de Hermes Aquino já vinha de dez anos antes, inclusive como raro representante gaúcho do tropicalismo.

Morando em São Paulo, desde a segunda metade dos anos 1960, Hermes só conseguiu gravar seu primeiro LP, Desencontro de Primavera em 1977, pelo selo Tapecar; no ano seguinte, mudou-se para a gravadora Capitol, que lançou seu segundo LP, Santa Maria.


Mas Hermes se desentendeu com a gravadora - o que fez com que este LP não repetisse o sucesso do anterior a ponto de voltar a seu estado natal.
Hermes Aquino tem 62 anos, vive no Rio Grande do Sul e realiza produção de jingles.

Agora confira mais uma música de Hermes Aquino: "Desencontro de Primavera". Bem legal.



Texto de Daniel Vito

Nenhum comentário:

Postar um comentário