sábado, 13 de agosto de 2011

Especial Mark Knopfler, do Dire Straits

Dia 12 de Agosto é aniversário de um grande cantor e gênio da guitarra mundial: Mark Knopfler, que completa 62 anos. Ele era o vocalista da banda Dire Straits.

Nascido na cidade de Glasgow, na Escócia, Knopfler é considerado um dos melhores guitarristas e compositores de todos os tempos. 
Apesar de canhoto, ele toca como destro, e de uma forma totalmente inovadora: toca com a combinação principalmente do polegar, do indicador e do dedo médio, sem o uso de palhetas.

Com certeza ele é mais conhecido pelo seu trabalho com o Dire Straits, que liderou de 1977 até 1994, do que pela sua carreira solo, embora continue a fazer shows pelo mundo.

Além de Mark, o Dire Straits era formado pelo irmão dele David Knopfler (guitarra), John Illsley (baixo) e Pick Withers (bateria).

O Dire Straits tocou um rock clássico, com uma sonoridade mais leve, que agradou ao público cansado do som superproduzido do rock dos anos 70.

O primeiro sucesso da banda foi a fantástica "Sultans of Swing", de 1978.

No segundo álbum, “Communiqué”, o maior hit foi “Lady Writer

Em 1980, com o disco “Making Movies”, dos destaques ficaram para as músicas "Tunnel of Love"  (essa música é ótima, com belos solos de guitarra. 8 minutos de pura viagem) e "Romeo and Juliet".


Mas o disco de maior sucesso do Dire Straits é o “Brothers in Arms”, com vários sucessos:


A faixa 01 é "So Far Away"

"Money for Nothing", composta por Mark Knopfler e Sting.

Outro grande sucesso foi é a linda "Your Latest Trick"... eu gosto muito dessa canção, principalmente da parte instrumental.

"Walk of Life"

E encerrando, a faixa tema do disco "Brothers in Arms". Essa música é fantástica. O solo final de guitarra simplesmente maravilhoso!

O Dire Straits terminou em 1994, após Mark Knopfler expressar não querer mais grandes turnês, passando a se dedicar a carreira solo. E ele continua na ativa mostrando todo o seu talento.



Texto de Daniel Vito

4 comentários:

  1. mark knoplfer um grande guitarrista de todos os tempos , toca como um rei da guitarra sem dificuldade nenhuma ! nao avera outra pessoa no mundo que ira tocar igual knoplfer , ! abraços pessoal que gosta dum verdadeiro rock !

    ResponderExcluir
  2. Mark Knopfler pra mim, é o MELHOR GUITARRISTA do MUNDO.
    É uma pena ele ter acabado com o Dire Straits, mas mesmo assim, continuo gostando e acompanho a carreira solo do Mark.
    Eu tenho o disco de vinil do Brothers in Arms.
    Série 500.000 cópias, tenho até o pôster que acompanhava o disco na época de lançamento, pois guardo com muito carinho, pra mim, é raridade.
    Alexandre Redivo.

    ResponderExcluir
  3. mark é sim um grande guitarrista sem discusoes nenhuma.Pra mim uma pena ter acabado com dire straits, porque naum tinha cabimento acabar com uma banda tao cheia de sucessos, e principalmente formadas por irmaos, todos formando uma banda perfeita! Mais abraços a todos que curtem e amao dire straits, continuem sendo verdadeiros herdeiros de musicas que valem a pena, que encentivam para o bem, eu toco guitarra hoje graças os dedos de knoplfer e da vontade de DEUS , fiquem com ele até mais !

    ResponderExcluir
  4. Mark Knopfler sabe como tocar uma guitarra de verdade. ninguém nunca o substituirá.

    ResponderExcluir