quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Os 60 Anos de Marcelo Nova


O rock n roll nacional de primeira qualidade pede passagem no blog “Papo do Som”. 
Vou falar um pouco sobre um dos artistas mais despojados e de atitude do país: Marcelo Nova, um dos roqueiros brasileiros que eu mais admiro.
O baiano Marcelo Drummond Nova completou 60 anos no dia 16 de agosto.

Ele nasceu em Salvador; e na infância, teve o primeiro contato com o rock and roll, quando pediu que seu pai comprasse um disco de Little Richard, chamado Here's Little Richard.
Aos 14 anos viu Raulzito e os Panteras tocarem ao vivo, o que o fez perceber que era possível tocar o estilo de música que ele gostava aqui no Brasil.

Trabalhou vendendo seguros antes de montar uma loja de discos, nos anos 70. Com a loja, Marcelo conseguiu emprego numa rádio de Salvador, onde ficou conhecido por pessoas no Rio de Janeiro e em São Paulo, ligadas a gravadoras.

No início dos anos 80, Marcelo Nova vendeu a loja e, com o dinheiro, fez uma viagem para Nova Iorque onde tomou contato com o movimento punk. 
Percebeu que poderia montar uma banda e fazer música de um jeito simples, sem grandes virtuoses.

Ao voltar de Nova Iorque, Marcelo Nova forma a banda “Camisa de Vênus”, que fez muito sucesso nos anos 80. O primeiro disco foi chamado “Camisa de Vênus”, de 1983. A gravação durou apenas uma noite
O maior sucesso foi “Bete Morreu”.

Em 1984, durante um show do Camisa de Vênus no Circo Voador, no Rio, o grupo foi avisado que Raul Seixas queria conhecê-los. O que acabou acontecendo foi uma festa com o Camisa de Vênus e Raul tocando covers de clássicos do rock
A partir daí, Marcelo Nova e Raul Seixas tornam-se grandes amigos.

"Batalhões de Estranhos é o segundo álbum, lançado em 1985 pela gravadora RGE. Os maiores hits foram: 
"Eu Não Matei Joana D'Arc

"Gotham City"

O próximo disco foi “Correndo o Risco”, de 1986. Foi o álbum mais vendido da banda. Com canções inesquecíveis: Simca Chambord”, Só o Fim e “Deus me Dê Grana” (uma das que eu mais gosto).



Em 1987, o Camisa de Vênus lança o álbum “Duplo Sentido”, que marca o fim do conjunto em sua formação original. Foi o primeiro álbum duplo do rock nacional. Separei dois vídeos deste LP.
"Aluga-se" de Raul Seixas.

"Muita estrela, Pouca constelação".... Imagens de Marcelo Nova e Raul Seixas no programa do Jô Sores, no SBT (Jô Onze e Meia).

Em 1989, já em carreira solo, Marcelo Nova gravou um disco ao lado de Raul Seixas, intitulado A Panela do Diabo”, lançado dois dias antes da morte de Raulzito. 

As minhas favoritas deste álbum são “Carpinteiro do Universo" e "Pastor João e a Igreja Invisível". 

 

Atualmente, Marcelo Nova excursiona fazendo shows pelo país.

Para encerrar, é claro que não iria esquecer de "Silvia".... 


Texto de Daniel Vito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário