segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Especial Bryan Ferry (do Roxy Music)

O texto que vou escrever é sobre um artista que eu curto: Bryan Ferry, músico inglês que ficou conhecido como vocalista do grupo Roxy Music.
Ele faz 66 anos de idade neste dia 26 de Setembro.


O Roxy Music foi formado em 1971. O som aliava o rock progressivo ao visual glitter. O grande espaço reservado aos sintetizadores deu o tom peculiar à música da banda.

O Roxy Music entrou para a história como a principal influência do movimento new wave e grupos eletrônicos que conquistaram a Inglaterra e o resto do mundo nos anos 80. 

Apesar da dedicação ao grupo, Bryan Ferry começou uma carreira solo paralela em 1973, com o álbum "These Foolish Things", em que interpretava canções de Bob Dylan, The Beatles e Rolling Stones, entre outros.

Um dos grandes hits do Roxy Music é o single "Jealous Guy", de 1981, um cover de uma música de John Lennon, como tributo ao ex-beatle, assassinado um ano antes. A canção chegou ao topo das paradas.

No ano de 1982, a banda lança o disco “Avalon”. Destaque para a música titulo do álbum e "More Than This", outro grande clássico.



A primeira fase do Roxy Music durou até 1983, quando os integrantes decidiram seguir carreira solo. E Bryan Ferry conquistou um considerável sucesso.
Um dos seus trabalhos de maior destaque foi "Slave to Love" de 1985. Foi tema do filme “9 Semanas e Meia de Amor”, com Kim Basinger e Mickey Rourke.


Outra faixa marcante de Bryan Ferry foi "Don't Stop the Dance".


Bryan Ferry ficou conhecido por namorar mulheres lindíssimas, que apareciam como modelos de capa nos álbuns do Roxy Music. Uma delas foi Jerry Hall (que depois casou com Mick Jagger, vocalista dos Rolling Stones).
Capa do álbum "Siren", de 1975, com Jerry Hall

O Roxy Music voltou a reunir em 2001 e continua em ativa até hoje.



Texto de Daniel Vito

Nenhum comentário:

Postar um comentário