segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A Festa do Interior com Gal Costa

O “Papo de Som” vai falar sobre uma das maiores artistas do Brasil:
A baiana Maria da Graça Costa Penna Burgos, mais conhecida como Gal Costa, que completa 66 anos no dia 26 de setembro.
Dona de uma voz doce, é uma das melhores cantoras da MPB. Com a sua qualidade, já cantou Bossa Nova, Rock, Frevo, Baião, Samba e outros ritmos de forma impecável.

Gal iniciou a carreira ao lado de um timaço formado por Caetano Veloso (grande amigo dela), Gilberto Gil, Maria Bethânia, Tom Zé e outros, no espetáculo “Nós, por Exemplo” em agosto de 1964, em Salvador.
O primeiro disco solo veio em 1969, que traz as canções "Baby" e "Divino maravilhoso"


Em 1971, grava um compacto duplo importantíssimo em sua carreira; e uma música de destaque foi "Sua estupidez" (de Roberto e Erasmo Carlos). Vídeo histórico de 1970, com um depoimento fantástico de Tom Zé!!!... uma raridade!

Em 1975, Gal faz imenso sucesso ao gravar para a abertura da novela da Rede Globo "Gabriela" a canção "Modinha para Gabriela" (de Dorival Caymmi).

Ao lado dos colegas Gilberto Gil, Caetano e Maria Bethânia, participa, em 1976, do show "Doces Bárbaros", nome do grupo batizado e idealizado por Bethânia. O disco é considerado uma obra-prima.
Capa do disco "Doces Bárbaros"

Na seqüência, ela grava o disco "Gal Tropical", onde tem um dos maiores sucessos: "Balancê" (original, interpretada por Carmem Miranda no ano de 1936).

No ano de 1981, Gal lançou um dos discos mais famosos de sua carreira, "Fantasia", que trouxe vários sucessos, como "Meu bem meu mal", e "Festa do interior".


Três anos depois, Gal grava o disco "Profana", com os hits "Chuva de prata", "Nada mais" e "Vaca profana".



O disco "Bem Bom", de 1985, ficou marcado com a música  "Um dia De Domingo", em um dueto inesquecível com Tim Maia.

Em 1988 mais um grande estouro: Gal grava a música "Brasil" (de Cazuza - Nilo Romero - George Israel) para a abertura da novela "Vale tudo", da Rede Globo.

Outro grande sucesso de vendas foi o CD "Acústico MTV", de 1997, no qual cantou vários hits de sua carreira. Neste álbum ela também fez uma nova versão de "Lanterna dos Afogados", cantando ao lado do autor da canção, Herbert Vianna.... Uma belíssima gravação.


Gal Costa sempre encantou o público com a sua belíssima voz, e por isso, merece toda a admiração e este espaço no blog!!!!


Texto de Daniel Vito

Nenhum comentário:

Postar um comentário