quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O Adeus do R.E.M.

Nesta quarta feira, dia 21 de setembro, li a notícia da despedida de uma das minhas bandas favoritas: o R.E.M., grupo que marcou demais a minha infância e adolescência. Músicas fantásticas dos anos 80 e 90.


O grupo publicou um comunicado oficial em seu site anunciando o fim da carreira.
"Para nossos fãs e amigos: Como R.E.M., e como amigos da vida toda e co-conspiradores, decidimos acabar a banda. Vamos embora com muita gratidão por tudo o que conquistamos. Para quem já se sentiu tocado por nossa música, nosso mais profundo agradecimento pela atenção".

Esta banda norte-americana começou sua carreira em 1980 e gravou, ao todo, 15 álbuns de estúdio. O último é "Collapse Into Now" e foi lançado em março deste ano.
O R.E.M era formado pelo vocalista Michael Stipe, o guitarrista Peter Buck e o baixista Mike Mills, além do baterista Bill Berry, que se aposentou em 1997 para virar fazendeiro.

O primeiro hit da banda foi "The One I Love", em 1987.

Neste mesmo ano, foi lançada a canção "It's the End of the World as We Know It (And I Feel Fine)"
 

Os álbuns mais bem sucedidos do R.E.M. foram: "Out of Time" (1991) e "Automatic for the People" (1992).

Out of Time” teve os hits "Losing My Religion" (uma música genial) e "Shiny Happy People", esta última com a participação de Kate Pierson, uma das vocalistas do grupo B-52's.


Outra boa canção "Radio Song"
Com “Out of Time”, o REM ganhou três Grammy Awards e seis MTV Video Music Awards.

O álbum “Automatic for the People” possui hits consagrados como "Man on the Moon" (dedicado ao humorista Andy Kaufman que faleceu no ano de 1984 aos 35 anos de um câncer raro no pulmão.),

"Everybody Hurts

Drive"

Outra boa música do R.E.M. é "Imitation of Life", de 2001

Em 2007, a banda ganhou lugar no Hall da Fama do Rock and Roll.

R.E.M. foi uma espécie de alavanca da onda grunge, que viria no começo dos anos 90 com as bandas de Seattle (como: Nirvana, Pearl Jam, Alice In Chains, Soundgarden).

Os últimos shows do R.E.M. no Brasil aconteceram em novembro de 2008. Infelizmente, não tive a oportunidade de ver o show desta banda sensacional.

Só tenho que agradecer ao R.E.M., que fez parte importante da trilha sonora minha vida!!!
Agora, o que ficam são as lembranças e as belas canções!!!!


Texto de Daniel Vito

Nenhum comentário:

Postar um comentário