sábado, 3 de setembro de 2011

O Ícone Waldick Soriano

O blog “Papo do Som” não faz distinção ou preconceito de música. Aos poucos, colocaremos todos os estilos e os principais artistas de cada gênero, de maneira informal, como um verdadeiro bate papo.

Desta vez, o homenageado será um dos grande ícones da música nacional; o Rei da “Dor de Cotovelo”: Waldick Soriano. No dia 04 de setembro faz 3 anos da morte deste grande artista.
A maioria das pessoas o rotula como "brega". Eu não acho. Para mim, ele foi espetacular, cantando a realidade sobre amor, dor de cotovelo e as mazelas da vida. Waldick não teve pudor de ser verdadeiro, de ser autêntico!!!

Eurípedes Waldick Soriano nasceu no dia 13 de maio de 1933 na cidade de Caetité, na Bahia.
Desde muito novo, era boêmio, namorador e aventureiro e, seguindo o caminho de muitos sertanejos, foi tentar a vida em São Paulo.

Antes de ingressar na carreira artística, trabalhou como lavrador, engraxate e garimpeiro. Apesar das dificuldades, conseguiu se tornar conhecido nos anos 50 com a música "Quem és tu?".

Ele se destacava por suas canções sobre dor de cotovelo e seu visual revolucionário para a época: sempre usava roupas negras e óculos escuros.
 

O maior sucesso dele foi "Eu Não Sou Cachorro Não".

Mas a música dele que eu mais gosto é "Uma Empregada Vai Ser Mãe dos Meus Filhos".
"Uma empregada também ama de verdade
Uma empregada também tem um coração
Quando se ama, a profissão não interessa... 
O que interessa é amar com devoção"

Outra boa música dele é Nem cachorro é maltratado como eu

Waldick também fez sucesso com essa canção “Perfume de Gardênia”.... 
Teu corpo é uma cópia de Vênus e provocas
Inveja nas mulheres quando te vêem passar
Até mesmo entre as flores Tu és mais bela
Por isso tua beleza não, não tem igual"



Por tudo isto, Waldick Soriano virou um símbolo, um estilo de criatividade.

Waldick teve diagnosticado um câncer de próstata em 2006 e depois de 2 anos lutando contra a doença, faleceu no dia 4 de setembro de 2008 no Rio de Janeiro, aos 75 anos.

Para quem quiser conhecer melhor a obra de Waldick Soriano, pode ler o livro "Eu não sou cachorro, não - Música popular cafona e ditadura militar" (editora Record, 2005), 

ou ver o documentário Waldick, Sempre no Meu Coração”, dirigido por Patrícia Pillar, em 2007.

Para encerrar este especial, separei mais três canções de Waldick Soriano.

A Dama de Vermelho

Tortura de Amor

"Paixão de um homem"




Texto de Daniel Vito


Nenhum comentário:

Postar um comentário