terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pet Sounds: o disco perfeito dos Beach Boys

A banda The Beach Boys é uma das mais importantes de todos os tempos. Eu sou grande fã das músicas deles. E ainda não tinha escrito nada sobre este magnífico grupo de rock dos Estados Unidos.

Ao ouvir o CD “Pet Sounds” um dia desses, lembrei que em 2011 é aniversário de 45 anos do lançamento deste álbum fantástico.


Pet Sounds é o 11º disco do The Beach Boys. Foi lançado no dia 16 de maio de 1966. É considerado um dos álbuns mais influentes da música pop em todos os tempos e um dos primeiros passos do experimentalismo e da psicodelia.

A primeira faixa deste LP é um dos grandes hits do grupo: "Wouldn't It Be Nice"

De acordo com Brian Wilson, líder da banda, Pet Sounds foi a versão americana do LP "Rubber Soul", do The Beatles, lançado em dezembro de 1965.
Brian tornou-se obcecado por fazer um álbum melhor que "Rubber Soul". Ele acreditava ser o único capaz de bater de frente com o talento dos Beatles. Porém, o talento dele estava só, contra John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, além do produtor dos Beatles, George Martin.


Com apenas 23 anos, Brian Wilson foi a público justificar sua ausência nos shows dos Beach Boys com a simples frase: “Eu estou fazendo o melhor disco já gravado em todos os tempos!”.

Nesse trabalho, ele juntou harmonias vocais com efeitos de som e instrumentos não-convencionais, como sinos de bicicleta, órgãos, cravos, flautas e apitos para cães, além de instrumentos mais comuns, como teclados e guitarras. 
Outra música de destaque foi "Sloop John B"


"Pet Sounds" foi tão importante que os Beatles disseram que o álbum foi uma grande influência para a criação do disco “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band”. E até Paul McCartney disse que é um dos seus álbuns favoritos (com "God Only Knows" como sua canção favorita). Eu também posso dizer que esta é a minha música favorita dos The Beach Boys.


O produtor dos Beatles, George Martin, afirmou que "sem Pet Sounds, Sgt. Pepper’s não teria acontecido... Sgt. Pepper’s foi uma tentativa de igualar Pet Sounds."

Mais uma canção marcante é "Caroline, No"

Outros grandes artistas, como Eric Clapton e Elton John, também consideram Pet Sounds um dos melhores trabalhos de todos os tempos.

Para encerrar, as outras nove canções deste disco fantástico. 

"That's Not Me"

"You Still Believe In Me

"Here Today"

"I Know There's An Answer"

"I Just Wasn't Made For These Times"

"Pet Sounds"

"Don't Talk (Put Your Head On My Shoulder)"

"I'm Waiting For The Day"


"Let's Go Away for Awhile"


Texto de Daniel Vito

Nenhum comentário:

Postar um comentário