terça-feira, 18 de outubro de 2011

Simon & Garfunkel: O Som de NY

2011 marca o aniversário de 70 anos de dois grandes artistas e que formaram uma das maiores duplas da história da música mundial: Simon & Garfunkel.


Paul Simon nasceu em 13 de outubro de 1941 e Arthur 'Art' Garfunkel nasceu em 05 de dezembro do mesmo ano. Ambos são da comunidade judaica do Brooklin, em Nova York.
Os dois se conheceram ainda no colégio, em 1953, quando interpretaram em uma encenação de Alice no País das Maravilhas.


No início dos anos de 1960, a parceria se desfez por um momento, quando Paul Simon foi cursar a Faculdade de Letras, mas em 1963 voltaram a trabalhar juntos.

A primeira grande música da dupla foi a maravilhosa "The Sound of Silence", de 1965.

Um ano depois, outra canção chegou às paradas: "I am a Rock".

O sucesso foi tanto que decidiram gravar um novo álbum, chamado The Sound of Silence. Entre seus hits históricos estão: "The Boxer" e "Cecilia".



A dupla contribuiu com diversas canções para a trilha sonora do filme “A Primeira Noite de um Homem” (The Graduate), em 1968, em especial com a música "Mrs. Robinson", que representou o auge do sucesso da dupla. O filme também marcou a estréia do ator Dustin Hoffman no cinema.

Ao mesmo tempo, a relação de Simon & Garfunkel começou a se desgastar.
Seu último álbum, Bridge Over Troubled Water, de 1970, foi marcado por desavenças devido a diferenças artísticas.
Esta canção foi um enorme sucesso e com certeza é considerada uma das mais bonitas de todos os tempos.

A separação da dupla foi muito lamentada pelos fãs. Porém, em meados dos anos de 1970, eles reataram a amizade.

Em 1981, Simon & Garfunkel se reencontraram para um mega-concerto no Central Park de Nova York que foi assistido por cerca de 500.000 pessoas, rendendo um fantástico álbum duplo ao vivo.

Em Nova York, os fãs antigos da dupla dizem que eles estão para a cidade como Os Beatles estão para Liverpool e Tom Jobim para o Rio de Janeiro.
Suas canções remetem frequentemente a referências nova iorquinas.


Simon & Garfunkel foi uma dupla de folk-rock marcante e eu sou grande fã das belas canções deles.... É um som de qualidade que toca no fundo da alma.


Texto de Daniel Vito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário