terça-feira, 15 de novembro de 2011

"Você se Lembra?" Soft Cell

O blog “Papo do Som” traz mais uma edição do quadro “Você se Lembra”. 
Nesta semana, vamos falar de uma dupla inglesa de synthpop formada em 1979. É o Soft Cell, composta por Marc Almond (vocalista) e David Ball (nos sintetizadores).


Eles fazem parte da era New Romantic e New Wave, ao lado de outros artistas semelhantes como Depeche Mode, OMD, Human League e Gary Numan.

As canções do grupo enfocavam o amor e o romance, assim como o lado sombrio da vida, com assuntos tal como perversão, transsexualismo, drogas e assassinatos.

O primeiro disco foi lançado em 1981, chamado “Non-stop Erotic Cabaret” e logo estourou nas paradas, com a canção "Tainted Love", uma versão cover de Gloria Jones, gravado em 1965.


Um ano depois, em 1982, mais um grande hit: “Torch”, música lançada como um single. Essa canção é um clássico das festas de flash back. Uma boa viagem ao tempo!!!


A natureza sombria da canção deles fez o Soft Cell também se tornar popular na cena musical gótica da época.
Algumas de suas músicas já foram remixadas por outros artistas, como a banda Nine Inch Nails, Pussycat Dolls e até a Rihanna.

O Soft Cell durou pouco tempo: Marc Almond e David Ball decidiram se separar em 1984. 
Porém, em 2003 eles retornaram e para quem não sabia, a banda segue na ativa.


Com certeza "Tainted Love" e Torch” são músicas que marcaram muito as pistas de todo o mundo e que eu curto bastante. Esses clássicos nunca serão esquecidos.


Texto de Daniel Vito

Um comentário:

  1. Artigo muito legal. Vale a pena também ler este artigo sobre os bastidores de "Torch", especialmente por John Gatchell, o trompetista que nem aparece nos vídeos, mas que eternizou a música.
    https://stereosociety.com/torch/

    ResponderExcluir