sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Especial Dia Nacional do Samba

02 de dezembro é a data que marca o ritmo tipicamente brasileiro: o Dia Nacional do Samba.


Se perguntarmos aos gringos o que surge na cabeça quando pensam na palavra "Brasil", eles responderão: "Carnaval, Futebol, Caipirinha e... Samba".

Mas você sabe o porque do Dia do Samba ser em 02 de dezembro e não em fevereiro, na época do Carnaval?
Reza a lenda, que a escolha da data foi inspirada na primeira vez em que o compositor mineiro Ary Barroso pisou na Bahia e foi homenageado pelo vereador Luis Monteiro da Costa com a criação da data.

A homenagem do vereador baiano a Ary Barroso é baseada no samba "Na Baixa do Sapateiro", de 1938, que tinha uma letra que exaltava a Bahia, sem nunca ter visitado nenhuma cidade baiana.
Versão da música "Na Baixa do Sapateirona voz de Elis Regina:


A animação presente nas rodas de samba retrata a alma e a alegria do povo brasileiro.

Abaixo, separei algumas músicas inesquecíveis:..... E Viva o Samba!!!!!!!

Alcione - "Não deixe o samba morrer"
O primeiro sucesso da carreira da “Marrom”, do ano de 1975. Permaneceu em primeiro lugar durante várias semanas nas rádios do Brasil.

Novos Baianos - "O samba da minha terra"
Música lançada em 1973, no álbum Novos Baianos F.C, o terceiro do grupo baiano formado por Moraes Moreira (compositor, vocal e violão), Baby Consuelo (vocal), Pepeu Gomes (Guitarra), Paulinho Boca de Cantor (vocal), Dadi (baixo) e Luiz Galvão (letras) entre outros. Este disco é considerado um dos melhores do grupo por grande parte dos fãs.

Império Serrano - Bumbum paticumbum prugurundum"
Clássico samba enredo da escola carioca Império Serrano, do ano de 1982. Foi o último título da Império no Grupo Especial.

Noriel Vilela - "16 toneladas"
Grande clássico do sambalanço, a música é uma versão para o português do pop-country-folk americano dos anos 1940, "Sixteen Tons", de Ernie Ford e Merle Travis.  
  
Luiz Ayrão - "Porta aberta"
Composição de 1973. A letra é uma homenagem à Portela. Foi o primeiro sucesso de Luiz Ayrão como cantor.

Paulinho da Viola - "Foi um rio que passou em minha vida"  
Não poderia deixar de fora mais um portelense: Paulinho da Viola, o “Lorde do Samba”. Essa canção é do ano de 1970.

Beth Carvalho - "Vou festejar"
Mangueirense de coração, Beth Carvalho é um dos principais nomes do samba. E um de seus maiores sucessos é a música “Vou Festejar” de 1978, composição de Jorge Aragão com Nelson Cavaquinho.

Almir Guineto - "Mordomia
Almir Guineto é o verdadeiro representante do samba de raiz. “Mordomia” é canção de 1981, na qual conquistou fama com a premiação no Festival MPB-Shell, da Rede Globo. Letra de Ari do Cavaco e Gracinha.

Chico da Silva - "Esquadrão do Samba"
Francisco Ferreira da Silva, conhecido como Chico da Silva é um compositor e cantor nascido em Parintins, no estado do Amazonas. A canção "Esquadrão do samba" é do ano de 1978. Ele teve uma carreira bem-sucedida nos anos 80, com o seu samba verdadeiro e melodioso. Chico da Silva mora em Manaus e continua fazendo shows.

Um grupo de samba importantíssimo, é o Fundo de Quintal. Entre tantos sambas inesquecíveis, eu escolhi “A Batucada dos Nossos Tantãs”, que deu nome ao álbum de 1993.
Samba, eterno delírio do compositor
Que nasce da alma, sem pele, sem cor
Com simplicidade, não sendo vulgar
Fazendo da nossa alegria, seu habitat natural
O samba floresce do fundo do nosso quintal

Martinho da Vila - "Casa de Bamba"
Martinho da Vila é um legítimo representante da MPB e compositor genial. A carreira artística dele surgiu para o grande público no III Festival da Record, em 1967, quando concorreu com a música "Menina Moça".
O sucesso veio no ano seguinte, na quarta edição do mesmo festival, lançando a canção "Casa de Bamba", um dos grandes clássicos de Martinho.

Império Serrano – “Aquarela Brasileira
Esse é um dos meus sambas preferidos. Enredo composto por Silas de Oliveira para a escola de samba Império Serrano em 1964, reeditado em 2004.
O samba é uma homenagem ao clássico da Música Popular Brasileira, Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, exaltando o Brasil, contando em versos as belezas e costumes do país.
Brasil, essas nossas verdes matas,
Cachoeiras e cascatas de colorido sutil
E este lindo céu azul de anil
Emoldura em aquarela o meu Brasil.”

Zeca Pagodinho – “Caviar
No dia do samba, não poderia faltar um dos seus maiores representantes: Zeca Pagodinho (nome artístico de Jessé Gomes da Silva Filho)
Começou sua carreira nas rodas de samba dos bairros de Irajá e Del Castilho. Até hoje é um dos mais respeitados e badalados cantores da música brasileira.

Para encerrar em grande estilo, um dos meus sambistas favoritos: o pernambucano Bezerra da Silva. Foi a verdadeira voz dos morros e favelas. Cantava sobre os problemas sociais encontrados dentro das comunidades, sempre com muita irreverência. Escolhi duas músicas dele.
"Bicho Feroz"

Quem Usa Antena é Televisão


Texto de Daniel Vito

Nenhum comentário:

Postar um comentário