segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Os 110 anos de Walt Disney

Um mundo de magia que encanta várias gerações. 
Há 110 anos, no dia 05 de dezembro de 1901, nascia Walter Elias Disney, ou simplesmente Walt Disney. E o blog “Papo do Som” vai viajar em algumas músicas que fizeram história nos desenhos e filmes.


Ele se tornou conhecido por seus personagens Mickey Mouse e Pato Donald. Também foi o criador da Disneylândia e da Walt Disney Company.

Uma das canções mais conhecidas dos desenhos de Walt Disney é “When You Wish Upon A Star”, foi tema do filme Pinóquio, de 1940. Postei duas versões; cantada e a instrumental.
“Quando você faz um desejo na direção de uma estrela
Não faz diferença quem você é
Qualquer coisa que o seu coração deseje
Ira se tornar realidade
Se seu coração esta nos seus sonhos
Nenhum pedido é extremo”.



Mas o caminho até o sucesso não foi fácil. Walt Disney nasceu na cidade de Chicago e passou a maior parte de sua infância numa fazenda em Marceline, no Missouri.
Quando criança, sofreu muitos castigos impostos pelo pai, Elias Disney. Depois de descobrir que não tinha uma certidão de nascimento, alimentou a idéia de que era filho adotivo.

Aos 16 anos, começou a estudar arte. Alguns anos depois, trabalhou em agências publicitárias. A seguir, entrou para uma companhia cinematográfica, na qual ajudava a fazer os cartazes de propaganda dos filmes.

Com o irmão Roy e o amigo Ub Iwerks, criou a pequena produtora "Laugh-O-Gram", que animava contos de fadas. Esses desenhos animados eram exibidos no cinema local antes dos filmes. Em 1923, mudaram-se para Hollywood, em Los Angeles.

Porém, eles enfrentaram mais uma fase difícil, de prejuízos. Para superar os problemas, Ub Iwerks criou Mickey Mouse em 1928 para competir com o sucesso do Gato Félix.
Mickey se tornaria o personagem de maior sucesso dos estúdios Disney.

Música do curta-metragem Steamboat Willie (O Vapor Willie), de 1928, estrelado por Mickey Mouse.

Uma curiosidade é que Walt Disney escolheu o nome de Mortimer para seu mais famoso ratinho animado, mas a mulher dele, Lillian Bounds, o convenceu para que trocasse o nome para Mickey. O próprio Walt foi quem dublou a voz de Mickey Mouse durante vários anos.

Surgiram, em seguida, mais personagens para contracenar com Mickey: Pato Donald, Pateta e Pluto.

O filme “Branca de Neve e os Sete Anões”, de 1937, gerou grana necessária para a construção de um novo estúdio e foram criados novos longas-metragens: Pinóquio, Fantasia e Bambi.
Quem nunca escutou o trecho da música da Branca de Neve: "Eu vou, eu vou, pra casa agora eu vou".

Porém, os tempos de lucro não duraram muito, devido ao início da Segunda Guerra Mundial em 1939. 
Depois da guerra, Walt Disney estava com sua empresa arruinada. Walt tinha duas opções: ou fazia um filme ou vendia a empresa. Decidiu, assim, fazer o filme Cinderela. O filme foi um sucesso e gerou riqueza para que a empresa continuasse.

Disney obteve um de seus maiores êxitos em 1955 ao inaugurar a Disneylândia, um super parque de diversões situado em Anaheim, na Califórnia.
Existe ainda um outro parque semelhante, chamado Walt Disney World, na Flórida, que foi inaugurado em 1971, após a morte de Disney.

Walt Disney faleceu no dia 15 de dezembro de 1966, aos 65 anos, em Los Angeles, na Califórnia, vítima de câncer.
Ele transformou-se numa lenda, criando todo um universo de referências no imaginário infantil.

  
Além disso, Walt Disney é a pessoa que mais prêmios Oscar ganhou em todos os tempos, 26 estatuetas.

Separei mais cinco canções que fizeram sucesso em filmes:

Celine Dion & Peabo Bryson - "Beauty and the beast" - tema de "A bela e a fera", de 1991. Foi o primeiro longa animado a ser indicado ao Oscar de Melhor filme. Ganhou o Oscar de melhor música.

Peabo Bryson & Regina Belle - "A whole new world" - tema de "Alladin", de 1992. Mais uma canção vencedora do Oscar.

Elton John - "Can you feel the love tonight" - tema de "O Rei Leão", de 1994. Venceu os Oscars de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original.

"Hakuna Matata" - O Rei Leão

Phil Collins - "You'll be in my heart" - tema de "Tarzan" , de 1999. Música vencedora do Oscar.


Uma frase marcante de Walt Disney: "Se você pode sonhar, você pode realizar"




Texto de Daniel Vito

Nenhum comentário:

Postar um comentário