terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A Voz Inesquecível de Roy Orbison


Eu preparei hoje uma homenagem a um dos meus artistas favoritos. O cantor, compositor e lenda do Rock`n roll, Roy Kelton Orbison, o Roy Orbison, apelidado de "The Big O".
Ele é um dos precursores do rockabilly e um dos mestres das baladas românticas. Neste dia 06 de dezembro, faz 23 anos da morte deste grande artista.


Roy Orbison nasceu no dia 23 de abril de 1936 em Vernon, no Texas. Ele aprendeu a tocar guitarra com seu pai, Orbie Lee. A partir daí, começou a tocar na escola e em programas de rádio. Na faculdade montou uma banda chamada Wink Westerners e transformou sua banda de country em uma banda de rock com o nome de The Teen Kings.

Em junho de 1956, gravado o seu primeiro grande sucesso, "Ooby Dooby”.


Durante os anos 60, Roy Orbinson escreveu e gravou alguns de seus maiores sucessos como “In Dreams” (1963), "Blue Bayou" (1963), "It"s Over" (1964), e a famosa "Oh Pretty Woman" (1964).
Elvis Presley chegou a considerá-lo o maior cantor do mundo.

In Dreams” (1963)

"Blue Bayou" (1963)

"It"s Over" (1964)

"Oh Pretty Woman"

A canção "Only The Lonely" foi rejeitada por Elvis Presley e os Everly Brothers e Roy Orbison decidiu ele mesmo gravar. O resultado foi o topo das paradas na Inglaterra e nos Estados Unidos.


Sua fama era tão grande, que os Beatles se sentiram orgulhosos por terem feito uma turnê com ele em 1963, na Inglaterra. Os integrantes dos Beatles se tornaram amigos de Roy Orbison.
O estilo dele também era inconfundível, com aqueles óculos escuros.

No auge do sucesso, Roy sofreu duas tragédias: Em 1966 perdeu sua esposa, Claudette, em um acidente de moto. Dois anos mais tarde, dois de seus três filhos morreram vítimas de um incêndio em sua casa, em Nashville. Roy casou-se novamente em 1969, com Barbara Orbison e teve mais dois filhos.
     
No ano de 1969, ele foi submetido a uma cirurgia de coração. Roy continuou a carreira, embora sua popularidade tenha caído muito. Mas a fama ressurgiu no começo dos anos 80, ao regravar vários de seus clássicos.
     
Uma das minhas canções favoritas de Roy Orbison é "I Drove All Night", gravada 1987.


Roy também chegou a lançar um álbum com o título de "The Traveling Wilburys" junto com Bob Dylan, George Harrison e Tom Petty, que foi um grande sucesso.
Confira uma música desta super banda.
         

Foi durante o seu retorno à fama que Roy Orbinson morreu, aos 52 anos, vítima de um ataque do coração na noite de 06 de dezembro de 1988.



Após a morte dele, em 1989, foi lançamento do disco “Mystery Girl”, considerado pela crítica como o mais bem sucedido álbum de toda sua careira, com as clássicas "You Got It", e "Califórnia Blue".




Mesmo com a sua morte, as belas músicas de Roy Orbison ficaram para sempre.
Para encerrar esta homenagem, uma canção dele que eu gosto muito: "Crying".


Texto Daniel Vito

Um comentário:

  1. Elvis o definiu muito bem, o maior cantor do mundo e a mais bela voz da história do Rock!!

    ResponderExcluir