quinta-feira, 17 de maio de 2012

1 Ano do Papo do Som!!!!!!


Esta semana é de festa.... No dia 19 de maio o blog “Papo do Som” completa 1 ano!!!!!


O projeto surgiu após participar de outro blog, o “Falando de Música” ao lado de dois amigos músicos... Porém, eu sentia a necessidade de escrever mais... Precisava e queria pesquisar sobre os clássicos da música... Relembrar nomes nacionais e internacionais que fizeram época, mesmo que com uma canção apenas..... Por isso, a origem do quadro “Você se Lembra?”.


Em 12 meses, foram mais de 200 posts e 60 mil visualizações... Eu só tenho a agradecer a todos!!!!!
Eu curto demais escrever para este espaço... é um grande prazer, juntamente com os meus trabalhos nas rádios Metropolitana FM e Nova Brasil FM.


Muita gente boa já participou aqui... Amigos e colegas de profissão escrevendo textos sobre as canções e artistas que gostam.... Até porque o objetivo do “Papo do Som” é falar, de um jeito informal, um pouquinho da história da música.


Neste post especial, vou fazer uma pequena festa, reunindo uma seleção de 10 músicas de rock do estilo punk e hardcore dos anos 80 e 90.... são canções que eu gosto muito!!!!
Algumas pessoas pediram que eu colocasse sons da década de 90.... Eu estava em dívida com a galera.


Vamos pela ordem cronológica das músicas:

"California Über Alles”, canção de 1980 da banda punk californiana Dead Kennedys.
Era uma crítica direta ao então governador da Califórnia, Jerry Brown.... O título da música é uma alusão ao primeiro verso do Hino nacional da Alemanha, o qual começa com a frase "Deutschland, Deutschland über alles" ("Alemanha, Alemanha sobre todos.").

"Flowers by the Door", música de 1984 da banda TSOL ou T.S.O.L. (abreviação de True Sounds of Liberty)... Grupo de hardcore punk dos Estados Unidos, formado em 1979 na cidade de Long Beach, Califórnia.

"The Killing Moon", faixa de muito sucesso do disco “Ocean Rain”, de 1984 da banda inglesa Echo & the Bunnymen … Foi o quarto álbum de estúdio, deste grupo pós-punk formado em Liverpool, no ano de 1978.... Entre suas influências estão The Beatles, The Velvet Underground e The Doors.

Go”, ótimo rock de 1984 do Tones on Tail, grupo inglês, formado por alguns ex-integrantes da banda Bauhaus..... Até hoje, "Go" figura em diversas compilações sobre os anos 80 e agita as baladas underground.

51st State" música da banda de rock alternativa inglesa New Model Army, que apareceu no disco “The Ghost Of Cain”, de 1986…. A letra de “51st State" era um protesto contra o que a banda chamava de “obediência” do Reino Unido, de Margaret Thatcher, aos interesses dos Estados Unidos.

Rise”, também lançada em 1986 pela banda inglesa PiL (Public Image Ltd), que tinha como vocalista John Lydon (aka Johnny Rotten), ex-Sex Pistols..
Foi escrita sobre a idéia do apartheid na África do Sul, que ganhou força nos anos 80..... A faixa tem participação na guitarra de Steve Vai.

"American Jesus", música dos americanos do Bad Religion... Fez parte do disco “Recipe for Hate” de 1993.... O Bad Religion é frequentemente creditado por liderar uma cena de volta ao punk rock durante o final da década de 1980.... influenciando vários outros músicos do estilo.

"Plush" grande sucesso de 1993 do grupo norte-americano Stone Temple Pilots. É conhecida pelos seus acordes iniciais, e considerada um dos maiores sucessos da banda. "Plush" ganhou um Grammy em 1994 na categoria de "Melhor Performance de Hard Rock".

What Happened To You" faixa 11 do disco “Smash” do The Offspring, de 1994….
Ótima banda de punk rock formada em 1984 na cidade de Huntington Beach, Califórnia. A banda chamava-se Manic Subsidal, mas em 1985 decidiu trocar o nome para The Offspring.. “Smash” detém uma marca histórica: É o álbum de estúdio mais vendido de todos os tempos por uma gravadora independente.

1979” canção do álbum duplo “Mellon Collie and the Infinite Sadness” o terceiro da banda de rock alternativo americana The Smashing Pumpkins.... Foi lançado em 24 de outubro de 1995 pela Virgin Records...... O vocalista Billy Corgan considera "1979" a música mais importante deste CD.


O meu muito obrigado a todos que já acessaram, curtiram o seu som, deram sugestões, opiniões e críticas... e aos que estão chegando, fiquem a vontade.... pois o “Papo do Som” está aberto para os amantes da boa música!!!!



Texto de Daniel Vito

Nenhum comentário:

Postar um comentário