domingo, 13 de maio de 2012

Especial New Order


O blog Papo do Som faz uma viagem até 1980.... Neste ano foi criada uma das bandas mais fantásticas da época: o New Order.


Formada na cidade inglesa de Manchester, tinha como integrantes Bernard Sumner (vocais, guitarra e sintetizadores), Peter Hook (baixo e sintetizadores), Stephen Morris (bateria, bateria eletrônica e sintetizadores) e Gillian Gilbert (tecladista/guitarrista)
Os três primeiros eram membros remanescentes do grupo Joy Division, após o suicídio do vocalista Ian Curtis, com a adição de Gillian Gilbert.


O New Order foi uma das bandas pioneiras da dance music eletrônica e foi a primeira banda a unir esse estilo musical com o rock, assim criando um novo estilo musical, que é conhecido como Dance Rock.

Eles já venderam mais de 20 milhões de álbuns. Seu maior hit, "Blue Monday", é o single de 12 polegadas mais vendido de todos os tempos, com mais de 3 milhões de cópias.
Blue Monday" foi lançada como single em 1983. Foi incluída em edições posteriores do álbum "Power, Corruption & Lies".
 
Neil Teinnant, vocalista do Pet Shop Boys, admitiu no documentário New Order Story, que ficou chocado ao ouvir “Blue Monday” pela primeira vez, pois a música antecipou o tipo de som que a dupla sonhava em fazer.
Agora, a versão editada de "Blue Monday", de 3 minutos.

Em 1985, gravaram "Low-Life", o terceiro álbum de estúdio. Marcou um período de transição da banda, que estava deixando de lado o pós-punk para se estabelecerem como pioneiros do dance rock. Tinha como grande sucesso a música “The Perfect Kiss”.

No ano seguinte, o New Order lançou o álbum “Brotherhood”, que tinha uma mistura entre pós-punk e ritmos eletrônicos. "Bizarre Love Triangle” foi o primeiro single da banda a fazer sucesso nos Estados Unidos. Agitou as pistas de dança do mundo inteiro!!!

Substance” foi uma coletânea lançada, em 1987 e teve como destaques as faixas “Shellshock” e “True Faith”.

True Faith

Em 1988 foi produzido o disco “Technique”, que trazia a ótima canção "Round & Round".

Quatro anos depois, em 1992, o New Order trouxe o disco “Republic”, no qual mostrava duas canções que fizeram muito sucesso: "Regret" e “World" (The Price of Love)

World" (The Price of Love)

Em 2005, o New Order ganhou o prêmio 'Godlike Genius' (pelo conjunto da obra) da NME Awards e também foi incluído junto ao Joy Division no UK Music Hall of Fame.

Alguns músicos e bandas que admitiram terem muita influência do New Order, são: Pet Shop Boys, Moby, Chemical Brothers, Smashing Pumpkins, Nine Inch Nails, Massive Attack, Kylie Minogue, Primal Scream e The Killers (nome retirado de um videoclipe do New Order chamado "Crystal").


O New Order com certeza é um dos nomes mais influentes, geniais e revolucionários de todos os tempos na música eletrônica. 



Texto de Daniel Vito

2 comentários:

  1. Bacana , mobrigado pela postagem do texto sobre umas das bandas mais importante do Synthpop.

    Abs de Augusto Lass DJ

    ResponderExcluir