quinta-feira, 24 de maio de 2012

Klaus Meine: a identidade do Scorpions

Klaus Meine é o vocalista de uma das bandas mais importantes da história do rock: os Scorpions!!!...
Ele faz aniversário neste dia 25 de Maio.... Nasceu em 1948 na cidade de Hannover, na Alemanha...

Além de cantor, é excelente compositor e guitarrista.
Uma curiosidade é que antes de ser músico, vendeu cortinas para ganhar a vida.

Ele começou a cantar bem novo, aos 9 anos de idade, assim tem mais de 50 anos de carreira!!!
Quando era adolescente Klaus Meine ouvia muito rock dos anos 50 e 60, principalmente o dos Beatles, que o influenciou a cantar e tocar.

Antes de participar dos Scorpions, Klaus Meine foi vocalista e guitarrista de duas bandas, a primeira se chamava The Mushrooms e a segunda Copernicus, no começo dos anos 60.


Os Scorpions foi fundado em 1965, sendo a primeira banda de hard rock formada no país germânico..... Começou quando Klaus conheceu Rudolf Schenker, fundador junto com o seu irmão Michael Schenker em 1965, além de com Lothar Heimberg (baixo) e Wolfgang Dziony (bateria)..... Porém, só conseguiram lançar o primeiro álbum em 1972.

Ao lado de Rudolf Schenker, Klaus Meine jamais deixou o Scorpions e, junto com ele, é responsável pela maioria das composições.

Com certeza, este é um dos grupos que eu admiro bastante, com ótimas pegadas de rock n roll forte e belas canções românticas.
A década de 80 foi marcada pelo auge dos Scorpions.... Em 1982 foi lançado o álbum "Blackout", com destaque para a canção título e a faixa “No One Like You”.
"Blackout"

"No One Like You

Em 1981, Klaus perdeu sua voz como consequência do aparecimento de nódulos nas suas cordas vocais. Ele chegou a pensar em abandonar a banda, com receio de não poder mais cantar...

Porém, recorreu à ajuda de um famoso especialista que tratava cantores de ópera, passou por duas cirurgias e um treino vocal intenso, tratamento tão eficiente que voltou com a voz melhor que antes.

Três anos após as cirurgias e o tratamento, Klaus Meine gravou em 1984 o disco “Love at First Sting”.... 
O LP brindou os fãs com as agitadas "Big city nights" e "Rock you like a hurricane", além da fantástica balada romântica "Still loving you", sucessos inesquecíveis até hoje.
"Big city nights"

"Rock you like a hurricane"

"Still loving you"

A década de 90 também foi marcada por ótimos hits. O principal e um dos maiores sucessos da carreira do Scorpions foi "Wind of Change", do disco “Crazy World” de 1991.
A letra "Wind of Change” abordava sobre as mudanças na Alemanha, após a queda do muro de Berlim em novembro de 1989 e depois, a unificação do país, separado desde o fim da Segunda Guerra Mundial.


Dois anos depois, gravaram o álbum “Face the Heat”, trazendo outra bela música “Under The Same Sun”, da novela "Sonho Meu".

E em 1996, lançaram o CD  “Pure Instinct”, com destaque para a canção "You and I", uma das minhas favoritas deles.... Fez parte da trilha sonora da novela "Quem é Você?", da Rede Globo.
Aliás, um clipe muito bem feito!!!

E no dia 20 de setembro deste ano os Scorpions vem ao Brasil para uma única apresentação em São Paulo.... o show faz parte da turnê de despedida "Final Sting Tour".... E com certeza, quero estar lá para conferir!!!!



Texto de Daniel Vito

Um comentário: